E.M.E.I.F. “IRMA CARRIT”
Projeto
“SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA”
Justificativa:
Para se formar cidadãos leitores é necessário despertar desde cedo a curiosidade pelo livros, pois esses favorecem o desenvolvimento da sensibilidade, da fantasia e proporcionam ampliação do vocabulário infantil.
Este projeto visa um trabalho que desperte o gosto pela leitura e que ratifique o entendimento de que ler e ouvir histórias possibilitam ao sujeito desenvolver seu gosto artístico e ampliar sua maneira de ver e entender o mundo que o rodeia.
Através das histórias a serem contadas, espera-se que as crianças sintam-se encorajadas a fazer parte de um mundo leitor e, por si próprias, criem o hábito da leitura, o que contribui, significativamente na construção de seu conhecimento.
Duração do Projeto:
Agosto de 2010 à Dezembro de 2010
Responsáveis pelo desenvolvimento do projeto:
Professoras Substitutas: Bernadete, Bruna e Marcela.
Público Alvo:
Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental desta Unidade Escolar.
Objetivos:
– Favorecer o desenvolvimento da afetividade, raciocínio, senso crítico, imaginação e criatividade;
– Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem;
– Desabrochar o indivíduo, no seu íntimo, a expressar seus sentimentos, opiniões e ideias;
– Conhecer os diferentes gêneros literários;
– Reconhecer e valorizar a linguagem oral como instrumento para comunicar os sentimentos, ideias, interesses próprios, em situações de comunicação oral de diversos tipos;
– Sentir prazer em ouvir, ler, interpretar, reproduzir textos e descobrir o gosto pela leitura.
Desenvolvimento:
– Expor o projeto para direção, coordenação e professores;
– Escolher os livros e preparar material uma vez por semana (HTPC);
– Elaborar escala para contar as histórias (esta poderá sofrer alterações em caso de substituição de professor);
– Contar, se possível, uma história por semana para todos os alunos da U.E., utilizando diferentes técnicas, materiais e gêneros literários;
– Elaborar portfólio das histórias contadas.
Recursos:
– Diversos ambientes;
– Livros de diferentes gêneros;
– Fantoches; Fantasias;
– Rádio; Cd's;
– Materiais diversos.
Avaliação:
Através da observação do interesse e participação dos alunos nas histórias contadas e a conclusão do portfólio desenvolvido no decorrer do projeto.
0 comentários:
Postar um comentário