12 de abril de 2011

O Projeto - 2010

E.M.E.I.F. “IRMA CARRIT”

Projeto
“SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA”
 Justificativa:
            Para se formar cidadãos leitores é necessário despertar desde cedo a curiosidade pelo livros, pois esses favorecem o desenvolvimento da sensibilidade, da fantasia e proporcionam ampliação do vocabulário infantil.
            Este projeto visa um trabalho que desperte o gosto pela leitura e que ratifique o entendimento de que ler e ouvir histórias possibilitam ao sujeito desenvolver seu gosto artístico e ampliar sua maneira de ver e entender o mundo que o rodeia.
            Através das histórias a serem contadas, espera-se que as crianças sintam-se encorajadas a fazer parte de um mundo leitor e, por si próprias, criem o hábito da leitura, o que contribui, significativamente na construção de seu conhecimento.

Duração do Projeto:
            Agosto de 2010 à Dezembro de 2010

Responsáveis pelo desenvolvimento do projeto:
            Professoras Substitutas: Bernadete, Bruna e Marcela.

Público Alvo:
            Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental desta Unidade Escolar.

Objetivos:
                    Favorecer o desenvolvimento da afetividade, raciocínio, senso crítico, imaginação e criatividade;
                    Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem;
                    Desabrochar o indivíduo, no seu íntimo, a expressar seus sentimentos, opiniões e ideias;
                    Conhecer os diferentes gêneros literários;
                    Reconhecer e valorizar a linguagem oral como instrumento para comunicar os sentimentos, ideias, interesses próprios, em situações de comunicação oral de diversos tipos;
                    Sentir prazer em ouvir, ler, interpretar, reproduzir textos e descobrir o gosto pela leitura.

Desenvolvimento:
                    Expor o projeto para direção, coordenação e professores;
                    Escolher os livros e preparar material uma vez por semana (HTPC);
                    Elaborar escala para contar as histórias (esta poderá sofrer alterações em caso de substituição de professor);
                    Contar, se possível, uma história por semana para todos os alunos da U.E., utilizando diferentes técnicas, materiais e gêneros literários;
                    Elaborar portfólio das histórias contadas.

Recursos:
                    Diversos ambientes;
                    Livros de diferentes gêneros;
                    Fantoches; Fantasias;
                    Rádio; Cd's;
                    Materiais diversos.

Avaliação:
            Através da observação do interesse e participação dos alunos nas histórias contadas e a conclusão do portfólio desenvolvido no decorrer do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário